Entretenimento

Olá caros leitores, trago-vos hoje algumas curiosidades.

Por exemplo, como dizer coisas comuns com palavras incomuns.

A seguir, dez palavras muito estranhas, mas de significados simples. Você pode viver sem essas palavras, mas talvez tenha curiosidade de saber que 
ESTORCEGAR é torcer com força; 
ISAGOGE é introdução, preliminares; 
ZAFIMEIRO é esperto, velhaco, astucioso; 
MANTICOSTUMES é aquilo que mantém ou conserva os costumes; 
ACOBILHAR é acolher, agasalhar, abrigar em casa; 
RETOUÇA é corda com assento para balanço; 
ESTAU é casa de hospedagem; 
LICRANÇO é o mesmo que cobra-de-duas-cabeças; 
ACONTISTA é aquele que atira flechas, flecheiro; e 
LICNOMANCIA é o nome que se dá ao método de adivinhação por meio de lâmpadas. 

Essa é uma lista que continua e poderão vê-la na íntegra no seguinte link http://www.blocosonline.com.br/literatura/servic/sercurg06.htm



Sabia que...
Foi com suas últimas economias que o escritor colombiano Gabriel Garcia Márquez publicou sua obra-prima Cem Anos de Solidão (um super livro... brevemente em pdf no blogue). A primeira tiragem de oito mil exemplares se esgotou em 15 dias.


O poeta chileno Pablo Neruda só conseguiu publicar seu primeiro livro, Crepusculário, depois de vender todos os seus bens para financiá-lo.

- A ópera La Traviata, de Giusepi Verdi, foi inspirada no romance A Dama das Camélias, de Alexandre Dumas, filho.

- A ação do livro Ulisses, de autoria do irlandês James Joyce, transcorre num único dia. Até hoje, a data é celebrada pelos fãs do escritor no que se convencionou chamar de “Blomsday”.

A norte-americana Toni Morrison foi a primeira pessoa negra e a oitava mulher a ganhar o prêmio Nobel. Morrison foi escolhida para o Nobel de literature de 1983.

- O escritor nigeriano Wole Soyinka foi o primeiro africano a ganhar um prêmio Nobel.

- O escritor e filósofo francês Jean-Paul Sartre rejeitou o prêmio Nobel de literatura de 1964.

- Dom Quixote, obra-prima do espanhol Miguel de Cervantes, obteve um sucesso tão grande na época da sua publicação que um anônimo escreveu uma segunda parte do romance.

- O poeta português Fernando Pessoa costumava escrever sob pseudonimos. Ao longo da vida, ele criou mais de 70 pseudônimos. Os mais conhecidos são Álvaro de Campos, Ricardo Reis e Alberto Caieiro.

- Sidney Sheldon foi o único escritor a receber três dos mais cobiçados prêmios da indústria cultura norte-americana: o Oscar (cinema), o Tony (teatro) e o Edgar (literatura de suspense).

- Júlio Verne, autor do clássico A Volta ao Mundo em 80 Dias, previu em pleno século XIX a invenção de aparelhos como o fax, a televisão, o ar-condicionado, a escada-rolante, o helicóptero e o submarino.

- O grande escritor francês Victor Hugo costumava pedir ao criado que lhe escondesse as roupas; desse modo, não tendo o que vestir, podia ficar em casa para escrever.

Muito bizarras as coisas que alguns escritores célebres fizeram pela Literatura... há mesmo pessoas que nasceram para coisas extraordinárias... pode ver a lista completa no Blogue mais que curiosidadeé só clicar aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Olá, gostaria de saber a sua opinião. Por favor, não hesite em comentar.